Pular para o conteúdo principal

1º Participação no Campeonato de Kart Amadores da Speedland/ Esquadrão do Kart

ESTREIA NA PISTA! O DIA EM QUE A GRAFE RACING SENTIU O GOSTO DA COMPETIÇÃO REAL (E DA DOR) 💥

E aí, galera da velocidade!

A GRAFE Racing nasceu para explorar o mundo do kartismo, e não há exploração mais pura do que cruzar o grid de largada na sua primeira competição oficial! Este post marca um momento inesquecível: a estreia do Piloto Rafael Silva no Campeonato Amador Esquadrão do Kart no Speedland – especificamente na ETAPA FINAL do 1º Semestre de 2025, na categoria Novatos 70 Kg.

Eu nunca imaginei que estaria ali, disputando curva a curva com pilotos de verdade. A emoção era imensa, mas o que encontrei na pista foi uma lição de humildade e a certeza de que escolhemos o esporte certo.

Nosso foco principal é seguir todas as etapas do campeonato, a partir do segundo semestre/2025. Escolhi participar dessa etapa extra do 1º semestre, justamente para conhecer a pista e sentir como é estar na competição..

Lembrando que, além do piloto Rafa, temos tem o Gustavo Cavaller, que já havia entrado e corrido no campeonato do 1º semestre, logo nas primeiras etapas e a cada prova, uma aprendizagem e um crescimento. Nessa etapa final do dia 26/06 ele acabou não correndo, mas também já mirando a etapa do 2º semestre.. 


O "Amador" que parecia profissional:

O primeiro choque veio antes mesmo de ligar o motor. Ao observar o paddock e o grid, percebi que a palavra "amador" era usada apenas na inscrição.

Os pilotos do Esquadrão do Kart são de altíssimo nível. Eles estavam equipados com macacões personalizados, cheios de patrocínios, e cercados de uma estrutura que impressiona: engenheiros de equipe, coaches analisando telemetria e até médicos de plantão para apoio.

Ficou claro que, para ser competitivo neste nível, o kartismo de aluguel é levado a sério. Isso só aumentou meu respeito pelo esporte e a minha motivação para evoluir.

 

O Drama do Pit Stop não planejado:

O primeiro desafio veio logo nas voltas classificatórias (Qualify). No calor da disputa, acabei sendo atingido por outro kart na segunda curva em U, logo após a entrada do traçado indoor, e o impacto foi forte.

O pior? Eu estava sem o protetor de costela.

Foi um erro grave e o preço veio na hora: senti uma dor intensa. Felizmente não foi nada grave, mas o corpo dolorido me acompanhou por mais de uma semana, exigindo anti-inflamatórios e repouso.

⚠️ Lição Crucial da GRAFE Racing: Se há uma coisa que aprendi na prática é: NUNCA economize em segurança. O protetor de costela é um item obrigatório, e a sua falta pode colocar em risco toda a sua temporada. Não arrisque. Use sempre!

 

Os números da estreia:

Apesar do susto, segui para as duas baterias determinado a terminar a prova e coletar dados para o nosso blog:

1ª Bateria (Classificação)

  • Posição Final: P17 de 17 pilotos

  • Melhor Volta: 01:12.727

  • Diferença para o Líder: 00:08.125

  • Velocidade Média: 41,23 km/h

  • Observação: O foco aqui foi entender a pista sob pressão e completar a volta sem novos incidentes.

2ª Bateria (Corrida Principal)

  • Posição Final: P19 de 22 pilotos

  • Melhor Volta: 01:10.391

  • Diferença para o Líder: 1 volta (O ritmo do líder era insano!)

  • Velocidade Média: 38,32 km/h

  • Observação: Consegui baixar meu tempo em mais de 2 segundos! Isso mostra que, mesmo dolorido, a curva de aprendizado foi acentuada.

Os números mostram que ainda temos muito trabalho pela frente, mas o gap para o pelotão de elite nos dá a meta: buscar esses 6 e/ou 8 segundos e entrar na briga.

 

Assista à Emoção Completa:

As etapas que acontecem na Speedland sempre são exibidas ao vivo pelo canal da FATV! Se você quiser ver a ação completa e acompanhar o meu drama na pista, e as demais baterias que existem na competição, confira o vídeo no YouTube: 


 

Fotos da estreia:





O que fica agora?

A estreia foi de muita emoção, dor e, acima de tudo, aprendizado. A GRAFE Racing agora sabe o nível da competição e está mais motivada do que nunca para buscar patrocínios, aprimoramento e, claro, um protetor de costela de primeira linha!

Até a próxima aceleração! 🏁

Comentários